Saiba como funciona o Curso de Formação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de PE

Oitenta novos oficiais militares realizam atualmente o Curso de Formação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e serão incorporados ao efetivo ao final da jornada

Chegar ao cargo de Segundo-Tenente da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco é o sonho de muitos. Mas, você sabia que, além do Concurso Público, os aprovados precisam passar por uma longa jornada até serem efetivados? E engana-se quem pensa que para ingressar na função basta um período de mero treinamento.

Na verdade, tratam-se de 12 meses com novas avaliações escritas e práticas, de caráter eliminatório e classificatório. Neste blog post da Juris PM, você conhece os detalhes do Curso de Formação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco.

Pré-requisitos para o cargo

Para ingresso no cargo de Oficial da PMPE ou do CBMPE, é preciso alguns pré-requisitos antes mesmos de realizar a prova do concurso:

• idade mínima de 18 anos e máxima de 28 anos na data de inscrição;
• carteira de motorista na categoria B;
• altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres;
• Policial: diploma de nível superior em Direito;
• Bombeiro: diploma de nível superior em qualquer área.

Regime de semi-internato

Curso de Formação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de PE - Foto Heudes Regis SEI II
Foto: Heudes Regis/SEI

Após serem aprovados no Concurso Público e serem convocados pelo Governo do Estado, os alunos iniciam o Curso de Formação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. O CFO tem a duração de 12 meses e é realizado no Campus de Ensino Mata (CEMATA), situado em Paudalho/PE.

Neste período, os alunos do CFO ficam em um regime de semi-internato, sendo liberados apenas nos finais de semana em que não haja atividades. Diariamente, eles cumprem com oito horas/aula, divididas entre os turnos da manhã e da tarde.

Na matriz curricular, as disciplinas são divididas por áreas temáticas. Algumas delas são: Funções, Técnicas e Procedimentos em Segurança Pública; Comunicação, Informação e Tecnologias em Segurança Pública; Conhecimentos Jurídicos; Violência, Crime e Controle Social.

Avaliações do Curso de Formação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros

Durante todo o período do CFO, são aplicadas avaliações escritas e práticas. Para serem aprovados, os alunos precisam manter uma média de sete pontos nas avaliações, além de uma frequência mínima de 75% nas aulas ministradas.

Provas escritas

A maioria é composta por 20 questões objetivas e três subjetivas, mas também há provas apenas subjetivas, com entre dois e cinco questões.

Avaliações práticas

No curso há também as disciplinas de caráter prático, com suas devidas avaliações. Entre elas estão: Abordagem a Pessoas; Abordagem a Veículos; Abordagem a Edificações; Educação Física; Educação Física para a Qualidade de Vida; e Pronto Socorrismo.

Atribuições dos cargos

A aprovação ao final do Curso de Formação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar equivale à classificação final do concurso. Até se tornarem efetivamente Segundo-Tenentes nas instituições, é preciso galgar alguns cargos com atividades específicas. Confira:

1. Aluno do CFO PM/BM

Em regime de dedicação integral, exerce atividade discente e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação.

2. Aspirante a Oficial PM/BM

Com carga horária de 40 horas semanais, exerce atribuições inerentes aos oficiais subalternos (Tenente PM/BM), com atribuições e deveres semelhantes, respeitadas as restrições previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes.

3. Segundo-Tenente PM

Comanda pelotões e companhias da PM; coordena serviços operacionais; atua nas ações de prevenção e repressão à criminalidade e à violência; planeja atividades operacionais e administrativas relativas a recursos humanos, financeiros e logísticos; atua como autoridade Policial de Polícia Judiciária Militar e de Polícia Administrativa; desenvolve processos e procedimentos administrativos disciplinares; promove estudos técnicos e pesquisa; desenvolve atividades de ensino e instrução; e cuida das informações e da comunicação social da Polícia Militar.

4. Segundo-Tenente QOC/BM

Comanda pelotões e postos do Corpo de Bombeiros Militar; coordena serviços operacionais; atua nas ações de Salvamento, Combate a Incêndio e Atendimento Pré-Hospitalar; realiza vistorias técnicas; planeja atividades operacionais e administrativas relativas a recursos humanos, financeiros e logísticos; atua como autoridade de Polícia Judiciária Militar; desenvolve processos e procedimentos administrativos disciplinares; promove estudos técnicos e pesquisa bombeiro militar; desenvolve atividades de ensino e instrução; e cuida das informações e da comunicação social do Corpo de Bombeiros Militar.

Gostou deste blog post e quer passar a receber nossos conteúdos em primeira mão? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e receba nossas novidades no seu email. Somos um Centro de Apoio dedicado exclusivamente às causas dos militares estaduais.


Dê sua opinião