Acidente em serviço policial militar

Policial Militar: como proceder em caso de acidente em serviço

Saiba o que pode ser considerado acidente em serviço militar e como proceder para se resguardar e ter seus direitos garantidos!

Conforme a Constituição Federal de 1988, é dever da Polícia Militar zelar pela ordem pública. No entanto, nesse contexto, não é raro ocorrer casos de acidentes em decorrência da atividade policial, mas que não são reportados oficialmente à autoridade competente, qual seja: o comandante da corporação.

Tal omissão pode acarretar, além de prejuízos para a saúde do servidor e para o seu devido tratamento, a possibilidade de ter outros direitos seus reconhecidos de maneira tardia. Como o direito à readaptação, por exemplo.

Ciente disso, montamos este conteúdo para mostrar a você como proceder em caso de acidente no ato de serviço. Confira!

O que é considerado acidente em serviço militar?

Antes de tudo, cabe compreender o que é considerado, afinal, acidente no ato de serviço militar. Tomando isso como base, fica mais fácil entender como proceder diante dessa situação.

De uma forma geral, considera-se acidente em serviço militar aquele que ocorra com militar da ativa, nos seguintes contextos:

  • Quando o militar estiver no exercício dos deveres previstos na legislação militar;
  • Quando o militar estiver no exercício de suas atribuições funcionais, ou seja, durante seu expediente normal de trabalho;
  • No cumprimento de ordens emitidas pelas autoridades competentes;
  • Em viagens realizadas a serviço;
  • No decurso de movimentações feitas para realizar as atribuições conferidas aos militares;
  • No deslocamento entre a residência e o local onde o militar trabalha;
  • Em curso ou durante a prática de treinamento militar;
  • Quando o militar da ativa é convocado formalmente para prestar depoimento, seja na qualidade de testemunha, seja na de acusado.

Vale destacar que o estado pode criar outros contextos além dos que foram aqui apresentados. Por isso, é essencial que busque conhecer a legislação militar de seu estado.

Como se pode visualizar, em qualquer uma dessas situações é passível ao militar da ativa ser acometido por um acidente em serviço.

O que fazer no caso de sofrer acidente em serviço militar?

Se o Policial Militar da ativa sofrer um acidente no ato de serviço militar, é indispensável que ele providencie o que é chamado de parte do acidente. Trata-se de um processo pelo qual se busca dar conhecimento à autoridade competente sobre tal ocorrência, para que ele tome ciência do fato.

A parte do acidente pode ser providenciada tanto pelo acidentado, ou seja, pelo policial militar da ativa que sofreu acidente no ato de serviço, como por um terceiro (que é geralmente um familiar).

Após a apuração dos fatos pela autoridade competente e sua comprovação, será emitido o Atestado de Origem. Caso, no entanto, esse documento não tenha sido lavrado quando o acidente ocorreu, o militar da ativa poderá requerer a instauração do que chamam de Inquérito Sanitário de Origem.

Conclusão

Saiba que notificar a autoridade competente com relação ao acidente no ato de serviço é de fundamental importância para que assim os direitos do militar da ativa sejam respeitados, sobretudo se a lesão evoluir a ponto de fazer com que ele se torne incapaz profissionalmente.

Para ficar por dentro de outros conteúdos como este, não deixe de se inscrever em nossa newsletter. Estamos sempre publicando artigos que podem aumentar seus conhecimentos a respeito deste e de outros assuntos relevantes para a sua carreira militar.


Dê sua opinião