Os impactos da pandemia para PMs e Bombeiros

[Artigo] Os impactos da pandemia no trabalho de Policiais e Bombeiros

Leia o artigo da Juris PM sobre a atuação dos Policiais e Bombeiros Militares em meio à pandemia de Covid-19. Trazemos recomendações de um importante órgão internacional para que os militares trabalhem com menores riscos. Confira!

A pandemia de coronavírus criou uma série de desafios e imprevistos sem precedentes para o trabalho dos Policiais e Bombeiros Militares. Ainda que a situação tenha se atenuado, os impactos da Covid-19 no dia a dia desses profissionais permanecem.

Por isso, procuramos analisar esse contexto a fundo para entender melhor como a sua rotina será transformada de agora em diante. Quer saber mais? Acompanhe o artigo da Juris PM – centro de apoio dedicado exclusivamente aos militares estaduais.

Os riscos que a pandemia trouxe

Muitos bombeiros e policiais não estão tendo acesso adequado a Equipamentos de Proteção Individual (EPI), colocando-se em situações de vulnerabilidade. Um exemplo disso foi um caso ocorrido em Brasília, no qual uma mulher cuspiu em policiais civis estando contaminada.

Apesar de não podermos afirmar com veemência quantos profissionais já foram infectados (e ainda estão sendo, uma vez que a pandemia não se extinguiu), a realidade é que, em maio, o Rio de Janeiro, por exemplo, já contava com 2.000 policiais afastados por suspeita de contaminação e 600 bombeiros na mesma condição.

Em junho, o estado de São Paulo já tinha três mil policiais afastados pelo mesmo motivo. Logo, os riscos que a pandemia trouxe não apenas impactaram nos primeiros meses, como ainda podem trazer consequências alarmantes para o presente e para o futuro, visto que o problema de contaminação ainda não foi contido e será preciso adaptar-se ao chamado “novo normal”.

Uma mudança na rotina em meio à pandemia

Na maioria do país, houve uma queda no número delitos que necessitavam de uma intervenção dos policiais, ao passo em que os bombeiros também tiveram uma redução considerável no número de resgates e atendimentos a acidentes de trânsito. Tudo isso graças ao isolamento social.

Afinal, com menos pessoas nas ruas, os batalhões de bombeiros passaram a atender situações que fossem relacionadas a mal súbitos e pequenos incêndios residenciais, além de outros pormenores.

Quase que simultaneamente, os policiais também experimentaram um novo índice: com todos em casa, os alvos fáceis para bandidos também foram desaparecendo, o que mitigou os crimes e fez com que o enfoque fosse em casos de perturbação da tranquilidade ou os de violência doméstica.

Contudo, sabemos que tudo isso se trata de um momento passageiro e que a rotina dos Policiais e Bombeiros Militares já retorna aos poucos a algo mais próximo do que era antes. Uma pergunta que fica é: será que as Secretarias de Defesa Social e Segurança Pública estão tomando as devidas ações para resguardar a saúde desses profissionais?

As recomendações para o futuro

Uma pesquisa realizada em agosto de 2020 pelo International Journal of Disaster Risk Reduction apontou algumas recomendações que os policiais e bombeiros podem adotar durante e após a Covid-19. São elas:

  • Adaptar-se às mudanças na rotina dos cidadãos e adotar diferentes estilos de policiamento durante e após os bloqueios.
  • Projetar estratégias de comunicação adequadas para interagir com os cidadãos afetados e garantir a conformidade com as restrições relacionadas à saúde pública.
  • Educar, informar e aumentar a conscientização sobre a Covid-19 para que os oficiais não se envolvam em práticas discriminatórias ou militarizadas contra os civis.
  • Institucionalizar políticas de treinamento para desenvolver as habilidades e competências necessárias, a fim de prevenir questões psicológicas, como estresse e ansiedade.
  • Dedicar recursos adequados aos profissionais e suas famílias durante e após a Covid-19 para lidar com os medos que surgiram.
  • Sempre que possível, as políticas de trabalho em casa devem ser permitidas para os oficiais em grupos de risco, a fim de proteger sua saúde.
  • Avaliar criticamente as deficiências e problemas de colaboração, bem como a comunicação entre as agências e departamentos.

O que você acha de tudo isso?

E você, policial e bombeiro, o que acha de tudo o que está ocorrendo? Teve sua rotina muito afetada pela pandemia? A JURIS PM é um centro de apoio especializado que se dedica exclusivamente às causas dos militares estaduais, apoiando e assessorando em diversas questões.

Por isso, estamos abertos para te ouvir e queremos saber a sua opinião também nas nossas redes sociais. Aproveite e já se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdos relevantes para a sua carreira militar.


Dê sua opinião